Gato preto

Olá, pais pets! Tudo bem com vocês? Vocês sabiam que os felinos tem um dia mundial? Pois bem, dia 17 de Fevereiro no Brasil é comemorado o Dia Mundial do Gato, esse dia teria sido uma homenagem ao gato Socks (meias, em português), que era o gato que durante 20 anos morou com a família Clinton e que chegou a morar na Casa Branca, na época em que Bill Clinton foi presidente dos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, existe o Cat Day para celebração de seus felino, no Brasil, além de termos o Dia Mundial do Gato, temos também o Dia do Gato Preto comemorado no dia 17 de agosto, o dia foi criado nos Estados Unidos como Black Cat Appreciation Day, o Dia da Apreciação do Gato Preto e espalhou-se pelo mundo com o objetivo de divulgar a discriminação sofrida pelos gatos pretos e promover a adoção destes felinos escuros.

Não é de hoje que os felinos pretos tem sua imagem ligada ao azar, os felinos sofrem mais que os outros gatos, apenas pelo seu tom de pelo, dificultando sua adoção. Essa ligação de gato preto a má sorte, infelizmente ganha mais forças em datas como a da semana passada, na última sexta-feira foi dia 13, dia este cercado de superstições.

Reza a lenda, que essa crendice do número 13 dar má sorte, teria vindo de duas lendas da mitologia nórdica. De acordo com uma delas, aconteceu um banquete para 12 convidados em Valhalla — a morada celestial das divindades. Loki, deus da trapaça, do mal e da discórdia, apareceu sem ser convidado e armou uma confusão. No meio da briga, o deus Balder se feriu e morreu. Daí veio a superstição de que convidar 13 pessoas para jantar acabava em tragédia com certeza.

A ligação do gato preto à feitiçaria vem desde à Idade Média. A sociedade evoluiu. Esse pensamento popular não faz sentido, nossa sociedade evoluiu e precisamos combater e proteger esses seres indefesos.