Dia mundial dos animais

Olá, pais pets! Tudo bem com vocês? No dia 4 de outubro comemora-se o “Dia Mundial dos Animais”, com objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância dos animais no meio ambiente. Além da parceria os animais podem nos oferecer muito amor e carinho, cabe ao ser humano, seu tutor, tratar para que seu animalzinho seja bem cuidado e assim permanecer no seu lar por muitos anos.

Como alguns de vocês já sabem, eu sou da cidade de Manaus, por aqui há algum tempo, notei que o site prefeitura da cidade tem a disposição uma cartilha chamada “Guarda Responsável: uma atitude de amor pelos animais e por nossa cidade”, a importância da guarda responsável é primordial, pois se houvessem pessoas cientes de sua responsabilidade com seus pets não veríamos tantos casos de maus-tratos aos animais.

Algumas pessoas tem a ideia equivocada de que pets, como cachorros e gatos não são nada além de objetos e se acham no direito de fazer o que bem entenderem com os animais, no entanto os animais assim como os humanos, são seres que sentem medo, frio, fome, calor, entre outros sentimentos e sensações, e por isso são chamados de seres sencientes.

Cuidar de um animal é um compromisso para a vida toda do bichinho, ou seja quando se adota ou compra um cachorrinho é necessário que o tutor esteja consciente que aquele animal terá uma relação com ele que pode durar até mesmo mais que 15 anos, logo a pessoa precisa não só cuidar do bem-estar ao alimentar i pet, como também zelar pela saúde física e mental do companheiro peludo.

Maus tratos

De acordo com a cartilha da guarda responsável “deixar animais sem alimentação e abrigo adequados, sem tratamento veterinário, presos em correntes por mais de três horas. Bem como maltratá-los ou abandoná-los são atos passíveis de punição, que pode variar de três meses a um ano de prisão e multa, aumentada de 1/6 a 1/3 caso ocorra a morte do animal”. Existem ainda leis de proteção animal como: – Constituição Federal, artigo 225, inciso VII; – Decreto Lei Federal N°24.645, de 10/07/1934; – Declaração Universal dos Direitos dos Animais, Unesco, 1978; – Lei Federal de Crimes Ambientais N° 9.605/1998, entre outras. Como podem ver os bichinhos não são desamparados pela lei, cabe a nós humanos zelar pelos nossos animais e caso vejamos alguma situação de maus-tratos não tardar em denunciar.

Para mais informações sobre guarda responsável poderá ser consultada no link eletrônico:
https://issuu.com/prefeiturademanaus/docs/cartilha_guarda_respons__vel